Programação de computadores é a área que contempla a forma como o ser humano diz para a máquina o que ela deve fazer e como deve fazer. Essa máquina pode ser um computador pessoal, um notebook, um celular, ou um supercomputador bancário que processa milhões de transações de clientes por segundo. Para escrever um programa e ensinar ao computador o que ele deve fazer é necessário conversar com a máquina numa linguagem que ela entenda. Para isso, utiliza-se uma linguagem de programação. É como uma língua estrangeira: para conversar com um cidadão americano, antes precisamos aprender inglês; para conversar com o computador, antes precisamos aprender ao menos uma das línguas que ele conhece.
Em um passado recente, a programação de computadores era restrita a cientistas da computação. As linguagens eram complexas, o que distanciava os usuários. Dentre essas linguagens, destacam-se C, Cobol e Assembly. Mas o avanço tecnológico está mudando isso rapidamente. Os benefícios alcançados por profissionais que atuam em outras áreas e utilizam a programação em seus projetos, combinados com a facilidade que as linguagens de programação modernas oferecem, trouxeram essa área para mais perto de todos. Acreditamos que a programação passará pelos mesmos estágios que o inglês passou nas décadas passadas: era uma língua restrita à elite, posteriormente se tornou um diferencial competitivo no mercado de trabalho, e por fim se tornou obrigatória. Uma das linguagens que está popularizando a programação no mundo é o Python.
Python é considerada uma linguagem de programação de alto nível, o que significa que o programador não precisa se preocupar com detalhes internos do computador, como alocação de memória, ficando, portanto, livre para pensar apenas em criar. Python possui estruturas de dados, bibliotecas estatísticas e de machine learning perfeitas para Data Science. Possibilita interação com arquivos de diversos tipos, como .csv, .txt e .html, onde estão os dados que serão processados. É possível trabalhar com enormes quantidades de dados, criar modelos de análise econômica e construir algoritmos de inteligência artificial para realizar previsões. É visualmente amigável, pois possibilita gerar gráficos das análises realizadas. Possui uma enorme comunidade internacional que auxilia o programador em suas dúvidas.
Aprender a programar envolve desenvolver o raciocínio lógico, que vai permitir ao programador entender o funcionamento de várias linguagens idealizadas para diversos fins. O investimento nesse aprendizado pode ser rapidamente recompensado. Vou citar um exemplo que ocorreu com este site, enquanto estava sendo desenvolvido. Foram feitos orçamentos de portais de EaD (Ensino a Distância). O mais barato era R$ 250,00 por mês, ou R$ 3.000,00 por ano. Então pensamos: "Por que não implementar nosso próprio portal EaD?". O estudo das opções disponíveis durou uma hora. Gostamos da sugestão da Sra. Sarah Florian, disponível neste
link. Então resolvemos implementar. Foram gastas duas horas na implementação e testes. O resultado foi aprovado. O custo? Zero. Este é apenas um exemplo de como a programação funciona na geração de receitas e também na redução de custos.
"Todos neste país deveriam aprender a programar um computador, pois isto ensina a pensar."
Steve Jobs
Para quem deseja aprender a programar na prática, pode utilizar nosso curso de
Programação Básica Usando Python. Com ele, o aluno aprende a programar com ênfase em investimentos e Data Science. Acreditamos ser mais vantagem para o aluno aprender programação não como um fim em si, mas sim como um meio para atingir seus objetivos. Eu utilizo aqui na ihack o mesmo método de ensino que utilizo em salas de universidades.
Para quem deseja estar envolvido com Data Science, IoT e tudo o que envolve a indústria 4.0, aprender a programar é fundamental.